domingo, 27 de junho de 2010

Pane et circum

No outro dia, deparei-me com uma situação que poderia ter sido retirada de um filme Sci-Fi de fraca qualidade dos anos 80. Saí a meio da tarde para ir comprar algo (confesso que já não me recordo o que era!), e caminhei em direcção ao mini-mercado do bairro, perdida nos meus pensamentos... No momento de atravessar a rua, parei no passeio e olhei, para a esquerda, para a direita! Foi aí, que percebi, que o bairro em questão, usualmente com muito movimento a qualquer hora do dia, estava simplesmente despojado de pessoas, movimento, vida.... um silêncio constrangedor reinava. Atravessei a rua e entrei no mini-mercado.... cujo único movimento visível era o das duas funcionárias encostadas num canto, amarradas ao rádio a ouvirem religiosamente o relato do jogo da nossa Selecção!! Foi em busca do que tinha ido comprar e desloquei-me até a caixa para efectuar o pagamento, e aí esperei, esperei, esperei e desesperei. Aquele pequeno aparelho que emitia som a relatar cada passo dos jogadores, tinha-lhes sugado qualquer capacidade de observar o mundo à volta delas... completamente absortas.
Passando alguns longos minutos, uma das miúdas, resignou-se e veio finalmente atender-me de uma forma brusca e muito seca, como se tivesse a cometer um crime da pior espécie.
Regressei a casa, e deparei-me com uma realidade: o nosso Portugal dos Grandes aparentam-se cada vez mais com o Império Romano, e não no bom sentido da comparação. Os Imperadores, durante séculos, basearam-se numa máxima que lhes permitiu manter o Povo em "repouso", Pane et circum. Sim, a máxima do pão e circo para toda a gente, poderá se aplicar ao nosso Portugal dos Grandes, mas com algumas alterações. De facto, tendo em contas as últimas festas populares decorridas, a máxima portuguesa será Sardinhas e Futebol.....Desde que esses dois pré-requisitos sejam preenchidos, o nosso governo poderá levar em frente a cobrança das Scut do Norte, isto sem qualquer tipo de equipamento, apenas por obra e graça de nosso senhor!!! Desde que haja Sardinhas e Futebol, o Povo português poderá ser enterrado sob um peso fiscal cada vez mais insustentável. Com Sardinhas e Futebol seremos felizes, apesar de nos encontrarmos sem solução à vista para uma vida melhor....
Com Sardinhas e Futebol.......................

Sem comentários:

Enviar um comentário